Blog HB

Corrida pela Energia Solar - Como será em 2022?

Panorama da Energia Solar no Brasil

Com a sanção da PL 5829 os caminhos para a energia solar no Brasil estão se multiplicando, a nova lei regulamenta o setor, ajuda na diversificação da matriz energética e também no meio ambiente.

Desde 2020 a geração distribuída cresceu 230% ao ano! De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA) o uso da energia solar no mundo representará 30% da matriz energética.

Em 2021 o Brasil atingiu 18GW de potência instalada em sistemas fotovoltaicos. Logo na 1º quinzena de outubro, a produção de energia elétrica por usinas fotovoltaicas cresceu 46,6%, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Expectativas x Realidade do setor fotovoltaico


Para 2022 a expectativa é de que os números ultrapassem as marcas dos anos anteriores, injetando R$50 bilhões na economia e gerando até 350 mil postos de trabalho.

De acordo com o coordenador da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Guilherme Susteras, as tarifas de energia continuam subindo e o custo dos equipamentos e da tecnologia necessária para o desenvolvimento da energia solar está caindo, o que abre portas para que as pessoas adquiram seus sistemas ainda com as tarifas atuais da regra vigente até 2045.

Mesmo com o crescimento do setor, a geração da energia pela luz do sol ainda representa 1% da matriz energética do Brasil, que tem como investimento do setor público apenas 0,3%.

O percentual de geração de energia pelos sistema fotovoltaicos no Brasil está distribuída da seguinte maneira entre os setores:

  • Indústria - 2,1%
  • Produtores Rurais - 7,6%
  • Comércio e Serviços - 13,4%
  • Residenciais - 76,6%

A perspectiva é de que o setor rural seja o de maior desenvolvimento, já que a energia solar oferece a melhor solução para economizar nas contas de energia que são altíssimas para os produtores rurais. O que torna o agronegócio mais lucrativo e sustentável.

Absolar também declarou que o fator de maior motivação para a aquisição dos painéis solares é o alto custo da conta de energia e a vontade de consumir uma fonte de energia mais limpa que contribui com a preservação do meio ambiente.

Em janeiro de 2022 a energia solar atingiu a marca de 1 milhão de consumidores brasileiros. Dezembro é o prazo para que novos consumidores adquiram os seus sistemas ainda com os benefícios atuais concedidos pela Aneel pelos próximos 25 anos.

E você, está esperando o que para investir em energia solar e fazer parte da solução para a crise energética atual? Fale com uma empresa especialista no setor, a HB Energia Solar.

paineis solares

Quer Saber Mais?

Deixe seu dados abaixo e um dos nossos especialistas entrará em contato com você.