
A conta de energia está cara, os reajustes das tarifas tem sido quase que mensais e você não aguenta mais pagar caro na conta de energia, até que alguém te disse algo sobre pagar mais barato na conta de energia usando a energia solar.
Pois é, quase todos os dias recebemos ligações de pessoas que tem vivido essa história e nós estamos aqui para te ajudar a entender como funciona energia solar residencial.
O sistema fotovoltaico
O sistema fotovoltaico é o sistema de energia solar, composto pelos módulos fotovoltaicos (as famosas placas solares), o inversor, toda a estrutura que irá suportar as as placas no telhado e o cabeamento.
Sabendo disso agora você vai entender o funcionamento do sistema.
Durante o dia o paineis solares recebem a radiação solar e têm o papel de converter essa radiação em energia elétrica.
Essa energia é enviada para o Inversorq que exerce a função de modular a energia gerada pelas placas para o mesmo padrão de energia utilizada em sua casa, ou seja, a mesma energia que existe em suas tomadas.
O inversor transforma a energia da luz do sol (Corrente Contínua - CC) em corrente elétrica (Corrente Alternada - CA).
A energia gerada é utilizada nos equipamentos elétricos de sua residência (luz, Tv, ar condicionado, etc) e o excedente vai direto para a rede da concessionária.
O relógio medidor instalado pela concessionária mede tanto a energia consumida na residência, como a energia injetada na rede. Sendo assim, na fatura da conta de luz será discriminada a quantidade de energia consumida e a quantidade de energia gerada, convertida em crédito.
A energia acumulada pode ser utilizada em até 60 meses, por isso em meses chuvosos/nublados em que a geração for menor do que o consumo, será utilizado este crédito.
Agora que você já sabe como funciona a energia solar residencial entre em contato com uma empresa especializada - clique aqui.
Tem mais dúvidas? Entre em contato com a equipe comercial da HB Energia Solar!